top of page

Caminho de Santiago da Geira e dos Arrieiros

Dia 1

21 de Abril de 2024

Parto hoje para mais uma emocionante jornada rumo a Santiago fazendo o caminho Geira e dos Arrieiros. Desta vez, decidi enfrentar a aventura sozinho. Enquanto escrevo estas palavras, estou a bordo do comboio em direção a Braga, ponto de partida desta caminhada única. Ontem, adquiri a minha credencial de peregrino, preparando-me para os desafios e as descobertas que me esperam ao longo deste percurso histórico. Este é o início de uma viagem de autodescoberta e reflexão, onde cada passo será uma experiência enriquecedora.

Dia 2

22 de Abril de 2024

Hoje tive a oportunidade de visitar Braga, cidade conhecida em tempos como a cidade dos "3 Ps".

Cheguei à cidade vindo do Porto de comboio, numa viagem que me fez sentir como se estivesse num filme suburbano, com paragens de campo e dormitórios ao longo do percurso.

Ao chegar ao Collector's Home, onde reservei alojamento, deparei-me com um processo de check-in automatizado, sem ninguém para me receber pessoalmente. Depois de algumas peripécias, acabei por ser alojado num quarto que parecia saído da história de Robinson Crusoé, com um ar condicionado que parecia ter visto melhores dias.

Após uma mudança de quarto, encontrei-me num ambiente que me fazia lembrar a Alice no País das Maravilhas, com um quarto acolhedor e uma vista deslumbrante sobre Braga.

Decidi então explorar o início do Caminho de Santiago, junto à Sé de Braga, imbuído do espírito de aventura e peregrinação.

Para terminar o dia em grande estilo, jantei no Trota's, um local que se revelou uma excelente escolha gastronómica.

Agora, de regresso ao Collector's Home, estou pronto para partilhar as minhas experiências do dia e preparar-me para o início da minha jornada pelo Caminho de Santiago. Braga mostrou-se uma cidade encantadora, repleta de história e tradição...

Aqui vão algumas fotos

Dia 3

23 de Abril de 2024

Hoje percorri a etapa de Braga até Caldelas, num total de 19km. Comecei com dificuldades em encontrar o caminho em Braga, pois há poucas indicações na cidade, como se a cidade dos arcebispos não quisesse receber peregrinos.

A etapa foi bastante desafiante devido à necessidade de caminhar ao longo da estrada, sem passeios.

Só encontrei a primeira indicação do Caminho da Geira e dos Arrieiros junto ao Mosteiro de Rendufe, mas infelizmente, mais uma igreja fechada no meu percurso.

Ao me aproximar de Caldelas, perdi-me ao seguir uma seta para outro caminho, mas percebi a tempo graças ao GPS no telemóvel. Ainda bem que me perdi, pois tive a oportunidade de caminhar junto ao rio, uma experiência encantadora que me ajudou a manter-me flexível.

Em Caldelas encontrei finalmente uma igreja aberta.

Ao chegar ao albergue não havia ninguém a não ser as senhoras da limpeza, que me deram a chave, para eu poder sair quando quisesse.

Almocei no café Avenida e já de volta ao albergue conheci os outros 2 peregrinos que vão ficar cá.

Amanhã às 7h nova etapa!

Dia 4

24 de Abril de 2024

Hoje, dia 24 de abril, vivi uma etapa verdadeiramente marcante e intensa na minha jornada. Partimos de Caldelas às 7h30 e só chegamos ao destino por volta das 16h. Éramos apenas três: um psicólogo, um reformado e um freire capuchinho. Ao chegarmos a Covide, um pouco antes do fim da etapa, separar-mo-nos, a fome apoderou-se de mim e decidi procurar um restaurante. Enquanto me aproximava de um café, um carro surgiu e perguntei onde poderia encontrar um restaurante num raio de 500 metros. O jovem professor prontamente se ofereceu para me levar até lá, apresentando-me o Restaurante Turismo. Acabei por almoçar lá, onde a dona Maria da Glória foi extremamente simpática. Conversámos sobre filhos - ela tinha três, um rapaz mais velho em Angola e duas raparigas, uma delas a estudar psicologia. Acabei por lhe dar o meu contacto para a poder ajudar a filha, esclarecer dúvidas sobre a área a especialidade a escolher na universidade. Ao sair do restaurante, encontrei um casal de ciclistas que me informou que os meus companheiros de viagem andavam á minha procura.

Caminhei então até à Pousada da Juventude de Campos Gerês, final da etapa.

No caminho um carro passou por mim e parou mais á frente, dando a volta na estrada, parando depois perto de mim, Armando, perguntou-me se eu era peregrino.

Começámos a falar sobre a etapa e de todo caminho, mas acerta altura ele diz que tinha acabado de vir do psiquiatra.

Eu perguntei se ele tinha tido um burnout, a resposta foi positiva, a conversa foi parar ás minhas consultas de psicologia. Acabámos a trocar contactos😉

Ao chegar á pousada apercebi-me que tinha marcado a estadia para o dia anterior. Felizmente, foram bastante compreensivos e trocaram a data. À noite, jantámos num restaurante muito agradável, o Chamadouro, com comida fantástica e a preços acessíveis. Valeu mesmo a pena a visita!